Diário de apresentações: Lawgile

No dia 16/06/2020 às 15:00 tive a vigésima terceira apresentação de um dos softwares listados no Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil pelo time da Lawgile.

A ferramenta usada para apresentações remotas pela Lawgile é o Google Meet e quem conversou comigo foi o Bruno Figueiroa, diretor de marketing, relacionamento e comercial da empresa.

A Lawgile foi fundada em julho de 2019 por Ariel Schvartz, Igor Rocha, Naiara Ghinzelli e Bruno Feigelson. A ideia de desenvolver uma solução para a área jurídica veio da convivência de um dos fundadores com um advogado, em que várias ineficiências foram percebidas e soluções foram idealizadas. O software Lawgile foi lançado oficialmente em abril de 2020 e já tem mais de uma centena de usuários operando a ferramenta.

O Lawgile é um aplicativo web que faz a gestão de tarefas com o fim de otimizar o trabalho de uma equipe de advogados.

A aplicação está sendo disponibilizada na página da empresa para utilização gratuita por 2 meses. Tempo suficiente para que possamos testar e nos encantar com a facilidade deste gestor de atividades.

O foco da empresa Lawgile é a simplicidade e o aumento de eficiência. Para tanto, definem a sua solução como: “Simples. Feito para otimizar o trabalho dos advogados.”.

A ferramenta é realmente muito simples e utilizam o sistema kanban, ou seja, organizam as tarefas dentro de cartões em murais (colunas), com o intuito de auxiliar nos fluxos de trabalho. Este sistema é muito usado na metodologia Scrum e é a base de visualização do Trello, que é um aplicativo bastante usado para gestão de tarefas.

O Lawgile possui uma tela muito amigável e com murais já ajustados à realidade das atividades jurídicas. Dentro de cada cartão existe a possibilidade dos envolvidos na tarefa manterem e documentarem todas as conversas pertinentes ao assunto, de maneira que torna a comunicação mais eficiente e evita a perda de informações importantes.

O sistema possui filtros simples e inteligentes que facilitam a visualização das tarefas: prazo, membros do time e cliente.

Assim como a empresa, o time de colaboradores da Lawgile é bastante jovem e estão muito empolgados com a solução que estão disponibilizando para o mercado jurídico. Há muitos planos e muita vontade de evoluir com o software de maneira que ele possa contribuir com a gestão da produtividade dos times, além de gerir as atividades. Além disso, há a intenção de que o Lawgile seja facilmente integrável a outras soluções do mercado, como ERPs, a partir de API.

Uma curiosidade que ajuda a demonstrar a preocupação da Lawgile em educar o seu público a respeito do assunto de metodologias ágeis é que membros da empresa dão curso, também chamado de Lawgile, sobre metodologias ágeis aplicadas ao mundo jurídico em parceria com a Future Law.

Termino aqui as primeiras impressões sobre o Lawgile e faço um convite para que baixe o ebook que contém todas as soluções disponíveis para a área jurídica, o Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *