Diário de apresentações: Verifact tecnologia

No dia 30/04/2020 às 14:00 tive a décima segunda apresentação de um dos softwares listados no Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil pelo time da Verifact tecnologia.

A ferramenta usada para apresentações remotas pela Verifact tecnologia é o Zoom e quem conversou comigo foi o Regina Acutu, Fundadora e CEO e  Munhoz, Fundador

A Verifact tecnologia foi idealizada por Regina Acutu e Munhoz desde 2017 e fundada em jan/2019 juntamente com o lançamento da solução Verifact.

A partir de experiências dos fundadores da empresa surgiu a ideia de atender a uma necessidade frequente e crescente de registro de prova digital on-line de forma rápida, acessível e confiável. Para gerar um material robusto a empresa procurou seguir recomendações forenses e prover medidas efetivas contra a manipulação do registro, a fim de que a prova não fosse impugnada em um processo.

Peritos e advogados da área de direito digital já aderiram à solução ofertada pela Verifact e agora a empresa já apresenta a sua solução para um público-alvo mais abrangente.

A ideia é simples e é a legalidade do resultado do serviço, a fim de que provas sejam usadas em processo com menor risco de serem impugnadas, é que gera um valor imenso para esta solução super inovadora e atual.

A Verifact respeita 3 pontos essenciais para registrar uma prova digital com validade:

  • Coleta da prova de material on-line em ambiente controlado, seguindo recomendações forenses e de forma automatizada (sem intervenção manual da empresa)  
  • Medidas efetivas contra fraudes no processo de registro, já que toda a navegação será realizada em um ambiente a prova de manipulações, fora do seu computador
  • Prova da anterioridade e integridade através do carimbo de tempo do ICP Brasil (prova de existência já regulamentada que cumpre a mesma função da blockchain)

A Verifact é um serviço on-line que é pré-pago e que não demanda assinatura, ou seja, qualquer um de nós pode acessar seu site, criar uma conta, pagar por quantos créditos quiser e guardar provas que poderão ser usadas a qualquer momento.

Podem ser coletadas provas de diversas fontes como:

  • WhatsApp
  • Sites (de compra e outros)
  • YouTube
  • Redes Sociais (Facebook, Intagram, Twitter, Twitch…)
  • E-mails do outlook, gmail, hotmail…

E estas provas podem ser geradas em vários formatos, como: áudio, vídeo, imagem e arquivos de variadas extensões desde que sejam acessados por um navegador.

Ao final da coleta de provas é gerado automaticamente um relatório em PDF. Este relatório está de acordo com os artigos 369 (o juiz avalia a validade da prova) e 411 (certificação digital é meio legal de prova) do CPC, este segundo fundamentado pela MP 2.200 que versa sobre as chaves públicas brasileiras. Nele, constam todas as informações importantes e necessárias para a validade da prova como: URLs, descrições, tamanho dos arquivos, histórico de navegação, donos dos domínios navegados e informações técnicas no final.

Após gerar um relatório, o mesmo poderá ser compartilhado através de link com senha de maneira segura.

A Verifact apresentou para mim algo novo, que eu ainda não conhecia e que achei muito interessante, fácil de usar e necessário nos dias atuais não só para advogados, mas para qualquer um que sinta necessidade de guardar alguma prova digital com toda a validade necessária para uso posterior.

Termino aqui as primeiras impressões sobre o Verifact – V02 e faço um convite para que baixe o ebook que contém todas as soluções disponíveis para a área jurídica, o Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil.

Verifact

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *