Diário de apresentações: Órbo

No dia 27/05/2020 às 10:00 tive a vigésima primeira apresentação de um dos softwares listados no Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil pelo time da Órbo.

A ferramenta usada para apresentações remotas pela Órbo é o Whereby e quem conversou comigo foi o Saul Maciel, Diretor Geral.

A Órbo foi fundada em 2018 por Saul Maciel, Rodrigo Calderaro e Éderson Costa. Ela nasceu a partir da experiência de um dos sócios como administrador financeiro de empresas que sempre teve dificuldades em extrair informações adequadas dos departamentos jurídicos destas empresas que trabalhou. A partir de uma necessidade, o trio de fundadores apostou no Órbo – Soluções personalizadas, uma plataforma que tem como objetivo se moldar às necessidades dos seus clientes.

A Órbo se propõe a fazer um trabalho inverso das demais empresas que disponibilizam software de gestão para a área jurídica. Primeiro eles realizam o mapeamento dos fluxos de trabalho do cliente, identificam necessidades, riscos, melhorias e possíveis automações, para então desenvolverem um sistema adequado para cada cliente.

A ideia é simplificar os cadastros e a gestão. Sendo assim, eles não oferecem soluções prontas, cheias de campos e ferramentas sem utilidade para o caso concreto. As telas são enxutas e possuem somente os campos que realmente serão usados.

Os projetos iniciam com uma consultoria especializada, que após conhecer a realidade do cliente propõe as soluções mais indicadas e a cada 3 meses há uma reunião para verificação de novas necessidades e/ou adaptações no projeto e nos fluxos.

As novidades são implementadas on demand, ou seja, não há lançamentos para todos os clientes de uma nova versão. Sempre que uma nova funcionalidade é desenvolvida, a Órbo analisa quais projetos poderão se beneficiar com ela e a apresentam para os clientes como uma opção para ser incorporada em seu software.

Atualmente existem algumas soluções já desenvolvidas que podem ser reaproveitadas integralmente ou parcialmente nos novos projetos:

  • Controladoria Jurídica (contencioso) – gestão dos processos, atividades, prazos e todo necessário para o dia-a-dia dos escritórios.
  • Serviço de publicações e andamentos processuais com a documentação integrado com o jurídico, evitando inputs manuais de informações.
  • Gestão financeira, integrado ao jurídico, inclusive com gestão dos contratos de honorários e faturamento de maneira automatizada.
  • Gestão de contratos com SLA, acompanhamento de vencimento, gerador de documentos e gestão de revisões.
  • Módulo de treinamento que auxilia na gestão do conhecimento, organizando qual treinamento é indicado para cada colaborador conforme sua atuação. Além disso possui controle de periodicidade, avaliação e emissão de certificado, utilizado também para o compliance.
  • Gestão de cobrança com o registro de contato com o cliente, negociações, geração de boletos etc.

Em suma, como me disse o Saul, eles possuem um framework que se assemelha a um lego e que estão preparados para atender às necessidades mais específicas dos seus clientes.

Termino aqui as primeiras impressões sobre o Órbo – Soluções personalizadas e faço um convite para que baixe o ebook que contém todas as soluções disponíveis para a área jurídica, o Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *