Escritórios de Advocacia devem ter Missão, Visão e Valores?

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Antes de mais nada, afirmo que qualquer empresa deve ter muito bem definidos sua Missão, Visão e Valores.

Escritórios de advocacia são empresas de serviços jurídicos e, como tais, não podem abrir mão de suas diretrizes básicas.

 

A Missão do escritório, deve, com facilidade, identificar sua essência, o seu principal motivo de existir, o seu propósito.

Ela deve estar na ponta da língua de todos os colaboradores do escritório e, de fato, balizar suas atitudes e decisões.

Quanto mais a falamos do nosso propósito, mais agimos em consonância com ele e mais ele se consolida como nossa essência.

Portanto, pratique sua Missão diariamente em discursos e ações!

 

A Visão, precisa ser muito bem elaborada, com muita calma, para que esteja em consenso com possibilidades reais de conquista de objetivos do escritório. Ela não pode ser um “quadro” na parede, ela tem que ser um desafio, uma meta a se atingir.

A clareza da Visão auxilia a tomada de decisões que a tornem realidade.

Por isso, analise com cautela quais são seus objetivos, a fim de que sua Visão seja atingível.

A Visão deve inspirar e engajar todos do escritório!

 

Os Valores, devem traduzir as crenças, os princípios que nortearão todas as ações e relações do escritório de advocacia.

Com a Missão definimos “o que somos”, com a Visão definimos “para onde vamos” e com os Valores definimos “COMO” iremos.

Todas os relacionamentos, atitudes e decisão precisam estar em conformidade com as crenças do escritório, sempre. Por mais que isso sacrifique algumas parcerias, inclusive com clientes.

 

Missão, Visão e Valores representam a identidade de uma organização e têm o poder de engajar e motivar os colaboradores a baterem suas metas e, assim, contribuírem para que o escritório atinja seus objetivos, sua visão.

Além do efeito interno destas diretrizes, externamente elas também podem ser avaliadas tanto por possíveis clientes, ou parceiros ou colaboradores. E será a partir do sentimento que gerarem, empatia ou antipatia, que irão determinar novos relacionamentos.

Isto posto, Escritórios de Advocacia devem possuir e divulgar sua Missão, Visão e Valores tanto para seus colaboradores, quanto para seus clientes, parceiros, etc.